[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF

Bem-vindos à edição de Julho/Agosto de 2003

[lf dolphins]
O Linux esteve sempre relacionado com a partilha de conhecimento a liberdade de observar o código fonte, a liberdade de aprender com ele e de o alterar consoante as suas necessidades, a liberdade de o usar de todo o modo que o satisfaça...

De momento parece que mais e mais pessoas tentam entrar na área do Linux, alguém que nada sabe acerca de moral e boas maneiras mas nem sequer se importa com o espirito do Linux. O dinheiro é tudo o que importa.

Foram-se os tempos onde programadores felizes escreviam o seu código e se encontravam em pequenas conferências enquanto que agora as pessoas nas suites estão a tomar controle não sabendo melhor do que discutir acerca do Linux nas salas de tribunais?

O Mundo está em constante mutação assim como o Linux. Se é para o bem ou para o mal só o futuro o demonstrará mas desde que existam pessoas por aí vivendo o seu espirito e desejosas de tornar o Linux o melhor sistema operativo, então tenho esperança que o seu espirito inicial permaneça vivo apó a saída de pessoas vivendo em suites abandonem o palco novamente!

-- Katja Socher --



Artigos LinuxFocus.org

Gráficos

Aplicações

Administraço de Sistema

Artigos na Linux Gazette
[]

Desenvolvimento de Software

Hardware


A Dica da LinuxFocus

4 images in 1 Se tem uma câmara digital então provavelmente já deve ter tido o problema de ter querido imprimir 50 ou mais imagens no seu pal de fotografia. Não pretende imprimir uma imagem por página, em vez disto quer as imagens reduzidas: 2 ou 4 imagens por página A4 (ou papel carta US). É preciso imenso trabalho para combinar as 4 imagens com um programa de manipulação de imagem como o Gimp numa só página no sentido de as imprimir. O ImageMagick (www.imagemagick.org) e o seu comando "montage" podem fazer isto por si automaticamente:


montage -quality 95 -borderwidth 10 -bordercolor white -tile 2x2 -geometry 1600x1200 -page A4 image1.jpg image2.jpg image3.jpg image4.jpg result.jpg

Agora baste imprimir o result.jpg. O ImageMagick pode também gerar um postscript directamente mas a qualidade não é tão boa como a gerada pelo Gimp. Por isso é melhor imprimir o result.jpg a partir do Gimp.

Eis aqui uma script em Perl chamada combine4images (obter: combine4images.txt) que pode correr sobre um directório e combinar centenas de imagens em 4 imagens por página e gerar as imagens combinadas no formato landscape ou portrait. format.

[Note: No caso de alterações da API do ImageMagick: Isto foi testado com a versão 5.4.3]

Boa impressão.


© 2003 LinuxFocus
Click aqui para obter a lista de contactos das pessoas da LinuxFocus