[LinuxFocus-icon]
Início  |  Mapa  |  Índice  |  Procura

Novidades | Arquivos | Links | Sobre LF
convert to palmConverter para GutenPalm
or para PalmDoc

Bem-vindos à edição da LinuxFocus de Setembro/Outubro de 2002


[bordeaux] Em Julho, alguns dos membros da LinuxFocus estiveram no Encontro de Software Livre em Bordéus (França). Este encontro parece melhorar ao longo do tempo. Este ano, foi acrescentado um tópico importante: a segurança de computadores. Foi uma tentativa com sucesso, visto que muitas pessoas acederam às conferências. Muitos dos contribuintes eram pessoas bastante conhecidas no campo da segurança: Pode verificar a lista neste URL. Contudo, no mundo real, a segurança de computadores é confidencial, visto que uma grande parte dos utilizadores, profissionais ou não, não compreendem o desafio que representa. Um exemplo, provém de França, onde uma revista dedicada à segurança, chamada MISC foi lançada à cerca de um ano e, provavelmente, terá de interromper as suas publicações devido à falta de utilizadores. É pena visto que continha informação de alta qualidade. Mas o LSM não focou somente a segurança. Todos os tópicos mais comuns estavam representados: documentação, programação, comunicação, etc. Por exemplo o Projecto de Documentação do Linux anunciou a sua reorganização por temas. Um outro tópico muito importante que não pode ser ignorado esteve presente: software livre para pessoas de visão reduzida.
Projecto ou aplicação interessante? Escreve algo acerca de na LinuxFocus!
detalhes...
Por último podemos mencionar o software livre para a educação. Estes dois últimos merecem agradecimentos especiais porque têm de "combater" contra grandes companhias (ou pelo menos, contra uma) que tentam convencer as pessoas que fornecem a única solução disponível. Claro que há muito mais a dizer acerca do LSM. Infelizmente, a falta de espaço para o editorial e a falta de tempo em Bordéus, não me permite escrever um longo relatório. De qualquer modo o meu profundo agradecimento às pessoas do LSM por organizarem tão grande evento.

Georges Tarbouriech

Artigos da LinuxFocus.org

Hardware

Administração de Sistema

Artigos da Linux Netmag
[LinuxNetmag.com]
Artigos na Linux Gazette
[]

Aplicações

A Dica LinuxFocus

Como codiar um ficheiro grande para várias diskettes? Certamente, que existe mais do que uma solução para o problema mas a mais fácil é usar o "split" e o "cat". Ambos são comandos padrão do UNIX.
split -b 1420k largefile
Isto produzirá ficheiros com 1420k xaa, xab, ...
Copies para as diskettes. Para os juntar novamente, utilize:
cat xaa xab > largefile
Isto até é uma solução portável. Para os juntar novamente no DOS utilize:
copy /b xaa + xab largefile /b


© 2002 LinuxFocus
Clique aqui para ver a lista de Contaco das pessoas da LinuxFocus